14 janeiro 2009

O encontro do Grupo de S. Mamede da Ventosa

Encontramo-nos as 15h no Salao Paroquial, a Ana Rita, a Eliana, a Carina e a Maria. Depois, de cada uma contar como estava a correr a escolinha, comecamos o encontro com o cantico "Belo, Belo Jesus e Belo, e Jesus faz bela a minha vida", e rezamos uma oracao:
"Vem a mim Senhor e tranforma o meu coracao... o meu coracao onde nascem e se misturam tantos desejos: o desejo de ser eu sozinho, sem ter em conta os outros, o desejo de dominar, de possuir objectos e pessoas, o desejo de me isolar nos meus sonhos e nas minhas coisas... Vem a mim Senhor e transforma o meu coracao.
Vem a mim Senhor e transforma o meu olhar... (continuacao)
Vem a mim Semhor e transforma as minhas palavras ( continuacao)
Vem a mim Senhor e tranforma os meus ouvidos (continuacao)
Vem a mim Senhor e transforma as minhas maos (continuacao...)"

Cantámos "Deixa Deus entrar" e vimos dois filmes "O anjo anuncia o nascimento de Jesus" e a "A Fuga para o Egipto"(quer dizer, afinal não vimos porque a internet não deu, mas fica para a próxima!...)

Depois lemos o jornalinho, em voz alta, comentámos, e realizámos a actividade 1, identificando no Mapa Mundo, Cabo Verde, Guine Bissau, Brasil, Angola e Ucrania. E assinalámos Lisboa, Faro, Setubal e Porto como zonas que recebem mais imigrantes.
Na actividade 2, destacámos dificuldades como a solidão e a distância às origens. Se não for garantido à familia imigrada uma real possibilidade de inserção e participação, é dificil prever o seu desenvolvimento harmónico. Depois comprometemo-nos a falar com colegas imigrantes acerca das suas dificuldades e necessidades, ao longo desta semana.

A actividade 3 foi bastante interessante. Levámos para a reunião recortes de pessoas de diferentes raças, e também revistas! De inicio, só "queriamos encontrar" pessoas de outras raças, pois achávamos que a raça branca seria a mais fácil de encontrar.
Mas afinal recortámos muito mais pessoas de outras raças do que "brancos"...
Esta actividade ficou muito gira, fizemos duas cartolinas, uma vai ser colocada na Igreja da Bordinheira (Carina), e a outra na Igreja da Pedra (Eliana).

Depois de termos acabado a actividade 3, fizémos um momento de reflexão.
A Ana Rita colocou-nos uma folha branca com um ponto roxo no centro da mesa, e pedi-nos que nos concentrássemos na folha.Depois de um minuto de observação silenciosa pedi-nos que descrevessemos o que viámos.
Todas nos detivémos no ponto escuro...
A partir daqui tirámos conclusões práticas, por exemplo, que nos lembramos mais facilmente dos aspectos negativos dos acontecimentos ou das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso, que quase sempre , É maior! Demos exemplos de vários momentos que assim tinham sido...

Depois, vimos um power point, relacionado com a actividade dos rostos de pessoas de raças diferentes...
o titulo era: "Quantos Rostos? Quantos Cristos?"
E fizemos uma breve reflexão e comentário...

Por fim, lemos o texto: "O contibuto de cada um para o bem de todos", que estava na ultima pagina do guiao de canticos, e cada uma disse o que mais tinha gostado do texto, e qual a opcao que escolhia:
"Olhar para os defeitos de cada um" ou "Trabalhar com as qualidades de cada um, tendo em conta o Bem Comum"?
Escolhemos a segunda opção.

Acabámos com o cântico "Deus esta aqui", e com o "Belo, belo"
No final, comemos umas gomas =D, e a Ana Rita entregou-nos uns cartões de recordação..

Gostámos todas muito!
E queremos saber como foram os vossos encontros!

Sem comentários: